Modelos de gestão escolar eficaz: reflexões sobre desafios e melhores práticas no Brasil e na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.373Palavras-chave:
Modelos, Gestão escolar, Resultados, Desafios, Carreira docente, Inglaterra, Brasil, Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, National College for Teaching and LeadershipResumo
Este artigo apresenta reflexões baseadas na qualidade autoral de facilitador de cursos para gestores escolares brasileiros no National College for Teaching and Leadership sobre aspectos de gestão escolar eficaz. Salienta a importância da personalidade e do modo de atuar do gestor escolar e analisa o desafio de tornar a profissão docente e a gestão escolar mais atraentes. Enfatiza que a gestão escolar deve centrar-se na qualidade da aprendizagem, e não em assuntos administrativos. Finalmente, proporciona exemplos das boas práticas que geram escolas públicas bem-sucedidas na Inglaterra e no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.