Ensino-aprendizagem de libras: mais um desafio para a Formação Docente
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de Libras, Formação Docente, Ensino SuperiorResumo
O presente estudo examina questões epistemológicas e políticas a respeito do processo de ensino-aprendizagem de Libras no contexto da formação inicial de professores. Tem como objetivos, além de investigar, descrever e analisar como ocorre esse processo, elucidar a situação atual da oferta do ensino de Libras nas universidades brasileiras. Propomos elencar as perspectivas para a formação docente e para as práticas pedagógicas no ensino de Língua de Sinais no ensino superior. Nesse sentido, alguns questionamentos balizaram a pesquisa: de que maneira tem-se constituído o processo de ensino-aprendizagem de Libras nos cursos de licenciatura? Esse questionamento desdobrou-se nas seguintes perguntas: As políticas de inclusão têm contribuído para a melhoria da oferta de Libras no contexto universitário? Quais metodologias e estratégias para o ensino de Libras têm-se mostrado eficazes ao processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que tem como ponto de partida o levantamento bibliográfico. A construção dos dados se desenvolveu por meio da análise de conteúdo dos principais documentos – pareceres, resoluções, análise do projeto pedagógico da instituição e das leis de inclusão que se referem à obrigatoriedade da oferta de Libras na formação inicial de professores. A pesquisa aponta que o ensino de modo tradicional, baseado apenas na aula expositiva, meramente vocabular e descontextualizada, tende a descaracterizar o processo de ensino de Libras. Por suas características peculiares, essa disciplina requer diálogo e participação direta do aluno no próprio processo de aprendizagem, fazendo da aula de Libras um ambiente propício à interação e ao aprendizado.Downloads
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