Ensino-aprendizagem de libras: mais um desafio para a Formação Docente
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de Libras, Formação Docente, Ensino SuperiorResumo
O presente estudo examina questões epistemológicas e políticas a respeito do processo de ensino-aprendizagem de Libras no contexto da formação inicial de professores. Tem como objetivos, além de investigar, descrever e analisar como ocorre esse processo, elucidar a situação atual da oferta do ensino de Libras nas universidades brasileiras. Propomos elencar as perspectivas para a formação docente e para as práticas pedagógicas no ensino de Língua de Sinais no ensino superior. Nesse sentido, alguns questionamentos balizaram a pesquisa: de que maneira tem-se constituído o processo de ensino-aprendizagem de Libras nos cursos de licenciatura? Esse questionamento desdobrou-se nas seguintes perguntas: As políticas de inclusão têm contribuído para a melhoria da oferta de Libras no contexto universitário? Quais metodologias e estratégias para o ensino de Libras têm-se mostrado eficazes ao processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que tem como ponto de partida o levantamento bibliográfico. A construção dos dados se desenvolveu por meio da análise de conteúdo dos principais documentos – pareceres, resoluções, análise do projeto pedagógico da instituição e das leis de inclusão que se referem à obrigatoriedade da oferta de Libras na formação inicial de professores. A pesquisa aponta que o ensino de modo tradicional, baseado apenas na aula expositiva, meramente vocabular e descontextualizada, tende a descaracterizar o processo de ensino de Libras. Por suas características peculiares, essa disciplina requer diálogo e participação direta do aluno no próprio processo de aprendizagem, fazendo da aula de Libras um ambiente propício à interação e ao aprendizado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.