Juventude pescadora: questões conceituais, de classe e o processo de construção do ser jovem

Autores

  • Adenil Alves Rodrigues
  • Gilmar Pereira da Silva
  • Egidio Martins

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v45i2.779

Palavras-chave:

Juventude pescadora, Classe social, Processo de construção do ser jovem

Resumo

A partir de um recorte de classe, buscou-se discutir como a juventude está sendo vista por um conjunto de sujeitos que produzem suas existências por meio do trabalho da pesca. Tomando como referência o materialismo histórico-dialético, concluiu-se que os jovens pescadores de Cametá-PA vivem o momento de ser jovem não de maneira plena e socialmente realizável, e sim, truncada, e, não raras vezes, protelada. Contudo, também resistem e lutam contra as negações que são por eles vividas, mostrando,
assim, uma clara compreensão da realidade contraditória da qual fazem parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcus de Lima; ALVES, João Paulo da Conceição. Juventude, trabalho e educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 6, 2013, Lisboa. Atas [...] Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013. p. 246- 258.

BOGO, Ademar. Identidade e luta de classe. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA/NAEA, 2006.

DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma Lino. A juventude no Brasil. Serviço Social da Indústria (SESI), [S. l.], n. 30, p. 25-39, 1999. Disponível em: http://www.cmjbh.com.br/arq_Artigos/SESI%20JUVENTUDE%20NO%20BRASIL.pdf. Acesso em: 9 nov. 2014.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (Org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília, DF: Liber Livro; Niterói: EdUFF, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; Porto Alegre: Instituto Cidadania, 2004. p. 180-216.

HOBSBAWM, Eric. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

IBGE. Contagem da população 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/default.shtm. Acesso em: 25 mar. 2010.

JUVENTUDE com vida provisória e em suspenso. Direção de Lara Frigotto. Coordenação de Gaudêncio Frigotto. Rio de Janeiro: Arissas Multimídias, 2009. 1 DVD (50 min), NTSC, son., color.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

MORAES, Sérgio Cardoso de. De homens e peixes: a metamorfose da vida na água. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes do trabalho da pesca e identidade de juventude do município de Cametá: Nordeste da Amazônia paraense. Cametá, 2012a. Projeto de pesquisa aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16: Cametá/Pará. Belém: [s. n.], 2012b.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, Gilmar Pereira da. Saberes do trabalho da pesca de jovens ribeirinhos no Município de Cametá-Pará-Brasil: questões de Identidade e formação do trabalhado. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE, 22., 2014, Natal. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação, 2014.

SILVA, Gilmar Pereira da. Políticas de formação, currículo e trabalho para a juventude do campo na Amazônia: construindo indicadores de qualidade para o ensino médio do campo, na microrregião de Cametá/Estado do Pará. Cametá, 2013. Projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ.

SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da. As especificidades das políticas de qualificação profissional para a juventude. In: OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, 2012.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Social: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Alves Rodrigues, A., Pereira da Silva, G., & Martins, E. (2019). Juventude pescadora: questões conceituais, de classe e o processo de construção do ser jovem. Boletim Técnico Do Senac, 45(2). https://doi.org/10.26849/bts.v45i2.779

Edição

Secção

Artigos