Life of stories Rescuing the teaching identity - 'Being a primary teacher' before and after 1974' in Portugal
From the voice of life stories to recorded memories
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890Keywords:
Identidade docente, Ser professor primário, História de vida, Biografia-narrativaAbstract
Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico.
Downloads
References
BIESTA, Gert; FIELD, John; HODKINSON, Phil; MACLEOD, Flora J.; GOODSON, Ivor F. Improving learning through the life course: learning lives. London: Routledge, 2011.
BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida del profesorado: voces y contextos. RMIE – Rev. Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v. 19, n. 62, p. 711-734, jul./sep., 2014.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Madrid: La Muralla, 2001.
CARVALHO, Rómulo de. História do ensino em Portugal: desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG, 1987.
FERRAROTTI, F. Sobre a Autonomia do Método Biográfico. In: AAVV. O Método (Auto)biográfico e a Formação (pp. 15-35). Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.
FERRAROTTI, Franco. Las historias de vida como método. Convergencia, Toluca, v. 14, n. 44, p. 15-40, may./ago. 2007.
FERREIRA, Fernando Ilídio. Para o estudo das identidades profissionais dos professores. In: FERREIRA, Fernando Ilídio; MONTEIRO, Manuel; SARMENTO, Teresa (coord.). Formação e Identidades. Paredes de Coura: C.F.E. de Paredes de Coura, 2003. p. 33-53.
FLICK, Uwe. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor, 2005.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António S. (org.). Vidas de professores, 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 63-78.
GOODSON, Ivor F. The life and work of teachers. In: B.J. Biddle; T.L. Good; Goodson, I. F. (eds.), International handbook of teachers and teaching (vol. I, pp. 135-152). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997.
GOODSON, Ivor F. (ed.). Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004.
GOODSON, Ivor F. Developing narrative theory: life history and personal representation. London: Routledge, 2012.
GOODSON, Ivor F.; BIESTA, Gert; TEDDER, Michael; ADAIR, Norma. Narrative learning. London: Routledge, 2010.
GOODSON, Ivor F.; LOVELESS, Avril; STEPHENS, David (ed.). Explorations in narrative research. Rotterdam: Sense Publishers, 2012.
HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos, 2004.
HUBERMAN, Maurice. The lives of teachers. New York: Teacher College Press, 1993.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa-Formação, 2002.
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO. Diário da República nº 237/1986, Série I, 14 de outubro de 1986.
MARQUES, A. H. de Oliveira. História de Portugal. Lisboa: Palas Editores, 1985.
MARTINS, Ernesto. As narrações dos professores na memória educativa portuguesa durante o Estado Novo e depois de 1974 (Histórias de vida de professores aposentados). In: JORNADES D’HISTÒRIA DE L’EDUCACIÓ, 21., [2014], Palma. Imatges de l’escola, imatge de l’educació: Actes. [S. l.: s. n., 2014]. p. 113-126.
MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA. Direção Geral do Ensino Primário. Diário do Governo nº 73/1933, Série I, 30 de março de 1933.
MÓNICA, M. F. Educação e sociedade no Portugal de Salazar. Lisboa: Editorial Presença – G.I.S, 1978.
NÓVOA, Antonio S. Textos, imágenes y recuerdos: escritura de nuevas historias de la educación. In: POPKEWITZ, T. S.; BARRY, D. F.; PEREIRA, M. A. (ed.). Ensayos críticos sobre conocimiento y escolarización. Barcelona: Pomares, 2003. p. 61-84.
NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. Evidentemente: histórias da educação. Porto: ASA, 2005.
PEREIRA, Maria Paula. A escola portuguesa ao serviço do Estado Novo: as lições de história de Portugal do boletim do ensino primário oficial e o projeto ideológico do salazarismo. Da Investigação às Práticas, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 63-85, 2013.
PINTASSILGO, J. A. S. & MOGARRO, Mª J. A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da histórica formação dos professores. Educação, 1, 28-41, 2012.
PUJADAS, Joan Jusep. El uso de las historias de vida en Ciencias Sociales. Madrid: CIS, 1992.
RICOEUR, Paul. Tiempo y narración. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1987.
SERRÃO, Vanda Maria de Bragança. O Ensino durante o Estado Novo em Portugal: O papel do professor. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino da História) – Universidade de Lisboa. Lisboa, 2018. Relatório
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.