A política educacional para a formação dos trabalhadores e a especificidade do projeto capitalista brasileiro: o ideário educacional em função da (des)qualificação do trabalho

Autores/as

  • Michelle Pinto Paranhos

Palabras clave:

Educação profissional, Ideologia do desenvolvimento, Capitalismo dependente, Políticas públicas

Resumen

A política de educação profissional brasileira está profundamente relacionada ao modo como o país vem se inserindo na economia mundial e está situada em meio ao processo histórico e ideológico de desenvolvimento capitalista, enquanto parte de um amplo conjunto de metas de ajuste estrutural e superestrutural direcionadas a adequar os “pa- íses em desenvolvimento” ao processo de financeirização mundializada da produção. Retomando autores clássicos e contemporâneos do pensamento crítico social brasileiro, este artigo busca situar o debate em torno das noções e ideologias que reordenam as relações educativas no âmbito das transformações econômicas, políticas e sociais em curso nas últimas décadas, no intuito de captar a contradição entre as demandas por escolarização e ampliação da escola e as tendências da (des)qualificação do trabalho, mediante a especificidade do capitalismo dependente.

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Publicado

2010-08-19

Cómo citar

Pinto Paranhos, M. (2010). A política educacional para a formação dos trabalhadores e a especificidade do projeto capitalista brasileiro: o ideário educacional em função da (des)qualificação do trabalho. Boletín Técnico De Senac, 36(2), 33–49. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/217

Número

Sección

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