Tecnologia de apoio ao ensino e aprendizagem de programação em graduações tecnológicas profissionais: Juiz On-line

Juiz on-line

Autores

  • Carlos Vital Giordano Centro Paula Souza https://orcid.org/0000-0002-5557-9529
  • Lucio Nunes de Lira Centro Paula Souza
  • Celi Langhi Centro Paula Souza
  • Marcelo Duduchi Feitosa Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.886

Palavras-chave:

método, programação, algoritmos, comportamento

Resumo

As disciplinas de programação de computadores se posicionam entre as com maior índice de reprovação em graduações em computação. Porém, existem tecnologias com potencial para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo aos discentes estudar extraclasse com uma abordagem diferente da tradicional, de aulas expositivas, tendo em seguida um feedback imediato por meio de resolução de problemas e avaliação automática das soluções construídas. A tecnologia Juiz On-line possui características fundamentadas na abordagem de ensino comportamental. A presente investigação objetiva analisar e discutir características da tecnologia, conectando-a com a abordagem comportamentalista, e propor sua aplicação em cursos superiores tecnológicos de computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Nunes de Lira, Centro Paula Souza

Mestre do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Professora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Marcelo Duduchi Feitosa, Centro Paula Souza

Professor do programa de mestrado em Sistemas Produtivos do Centro Paula Souza.

Referências

ALVES, Arthur Bindá et al. Análise comportamental em juízes online para predição do desempenho final de alunos em disciplinas de computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO; 7.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 30., 2019, [s. l.]. Anais [...]. [s. l.: s. n.], 2019. p. 1906-1915. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8924/6477. Acesso em: 26 out. 2021.

ALVES, Fábio P.; JAQUES, Patrícia. Um ambiente virtual com feedback personalizado para apoio a disciplinas de programação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , 25., 2014, [s. l.]. Anais [...]. [s. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/download/3051/2715. Acesso em: 8 nov. 2021.

BEZ, Jean Luca; FERREIRA, C. E.; TONIN, Neilor A. URI Online Judge Academic: a tool for professors. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY FOR EDUCATION, 2013., [s. l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2013.

BEZ, Jean Luca; TONIN, Neilor A.; RODEGHERI, Paulo. R. URI Online Judge Academic: a tool for algorithms and programming classes. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCE & EDUCATION, 9., 2014. [s. l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2014, p. 149-152.

BOSSE, Yorah; GEROSA, Marco Aurelio. Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da Universidade de São Paulo: um estudo preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 23., 2015. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 426-435.

CAMPOS, Cassio P.; FERREIRA, Carlos. E. BOCA: um sistema de apoio a competições de programação. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 2004, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2004. p. 885-895.

CHAVES, J. O. M. Uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de programação de computadores por meio da integração dos Juízes Online ao Moodle. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) — Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2014. Disponível em: https://ppgcc.ufersa.edu.br/ wp-content/uploads/sites/42/2014/09/jose-osvaldo-mesquita-chaves.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

CHAVES, José Osvaldo et al. Uma ferramenta baseada em juízes online para apoio às atividades de programação de computadores no Moodle. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, 2013.

FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental et al. Aprendizagem de algoritmos: uso da estratégia ascendente de resolução de problemas. In: TALLER INTERNACIONAL DE SOFTWARE EDUCATIVO, 8. 2003, Santiago. Anais [...]. Santiago: [s. n.], 2003.

FORBELLONE, Andre Luis Villar; EBERSPACHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

GOMES, Anabela. Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Informática) — Universidade de Coimbra, Coimbra, 2010.

GOMES, Anabela; HENRIQUES, Joana; MENDES, António José. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias, [s. l.], v. 1, n. 1, p. [93-103], 2008.

GOMES, Anabela; MENDES, Antonio Jose. Learning to program-difficulties and solutions. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING EDUCATION, 2007, [Coimbra]. Proceedings […]. [Coimbra: s. n.], 2007, p. 1-6.

IHANTOLA, Petri et al. Review of recent systems for automatic assessment of programming assignments. In: KOLI CALLING INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING EDUCATION RESEARCH, 10., 2010, [s. l.]. Proceedings [...]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 86-93.

IRION, Crishna; PELEGRINO, Dâmi Henrique; BOTELHO, Marcus Paulo da Silva. A motivação através da competitividade: a busca pela qualidade da educação no estudo da computação. In: SIMPÓSIO EDUCACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2016; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2016, São Carlos, SP. Anais [...]. São Carlos, SP: UFSCar, 2016. p. 1-9.

JESUS, Andreia de; BRITO, Gláucia Silva. Concepção de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: a prática docente. Varia Scientia, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 149-158, 2009.

MACHADO, Leonardo Davi Pereira et al. Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores. Revista Brasileira de Computação Aplicada, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 23-29, 2018.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

PAES, Rodrigo de Barros et al. Ferramenta para a avaliação de aprendizado de alunos em programação de computadores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2., 2013, [s. l.]. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S. l.: s. n.], 2013.

PEARS, Arnold et al. A survey of literature on the teaching of introductory programming. ACM SIGCSE Bulletin, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 204-223, dez. 2007.

PEREIRA, Filipe Dwan et al. Otimização e automação da predição precoce do desempenho de alunos que utilizam juízes online: uma abordagem com algoritmo genético. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO; 8., 2019; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 30., 2019, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2019. p. 1451-1460. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8877/6431. Acesso em: 26 out. 2021.

PEREIRA, Silvio do Lago. Algoritmos e lógica de programação em C: uma abordagem didática. São Paulo: Érica, 2010.

PIMENTEL, Edson Pinheiro; OMAR, Nizam. Ensino de algoritmos baseado na aprendizagem significativa utilizando o ambiente de avaliação NetEdu. In: CONGRESSO DA SBC, 28., 2008; WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, Belém, PA. Anais [...]. Belém: SBC, 2008.

RIBEIRO, Ralph Breno Silva et al. Investigação empírica sobre os efeitos da gamificação de um juiz online em uma disciplina de introdução à programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [Porto Alegre], v. 28, p. 461-490, jun. 2020. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p461/6725. Acesso em: 26 out. 2021.

ROBINS, Anthony; ROUNTREE, Janet; ROUNTREE, Nathan. Learning and teaching programming: a review and discussion. Computer Science Education, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 137-172, 2003.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Ingrid Lima dos et al. Tempos de transição em estados de corretude e erro como indicadores de desempenho em juízes online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, [s. l.]. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1283-1292.

SANTOS, Rodrigo Pereira dos; COSTA, Heitor Augustus Xavier. Análise de metodologias e ambientes de ensino para algoritmos, estruturas de dados e programação aos iniciantes em computação e informática. INFOCOMP, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 41-50, 2006.

SELIVON, Michele; BEZ, Jean Luca; TONIN, Neilor A. URI Online Judge Academic: integração e consolidação da ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 23., 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

SOUZA, Draylson Micael de. Subsídios à integração de ferramentas de avaliação automática e sistemas de gerenciamento de aprendizagem. 2017. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) — Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia pesquisa-ação. Cortez: São Paulo, 2018.

VALENTIM, H. Um Estudo sobre o Ensino-aprendizagem de Lógica de Programação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, [s. l.]. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2009.

VIEIRA, Carlos Eduardo Costa; LIMA JUNIOR, José Augusto Teixeira de; VIEIRA, Priscila de Paula. Dificuldades no processo de aprendizagem de algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ - Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 27, p. 5-15, abr. 2015.

WASIK, Szymon et al. A survey on online judge systems and their applications. ACM Computing Surveys (CSUR), [s. l.], v. 51, n. 1, p. 1-34, 2018.

YOSHIDA, Winston Bonetti. Redação do relato de caso. Jornal Vascular Brasileiro, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 112-113. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jvb/a/vnKt5ttNpdFMjf6dLcmnM4Q/?format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20estrutura%20b%C3%A1sica%20do%20relato,complementam%20este%20tipo%20de%20publica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Giordano, C. V., Nunes de Lira, L., Langhi, C., & Feitosa, M. D. (2022). Tecnologia de apoio ao ensino e aprendizagem de programação em graduações tecnológicas profissionais: Juiz On-line: Juiz on-line. Boletim Técnico Do Senac, 47(2). https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.886

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.