A assistência estudantil e o acesso dos jovens da região do Sertão de Crateús ao ensino superior: um estudo com alunos do IFCE
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.663Palavras-chave:
Ensino superior, Juventude, Acesso, Assistência estudantilResumo
Estudo realizado com jovens estudantes de nível superior usuários da assistência estudantil desenvolvida no campus do Instituto Federal em Crateús, nos Sertões do Ceará. Além de pesquisa bibliográfica e documental, envolveu pesquisa de campo, com realização de entrevistas visando compreender os significados que esses jovens atribuem à educação superior e à assistência estudantil, bem como a importância desta última em sua trajetória acadêmica e de vida. A pesquisa revela que o desenvolvimento do programa de assistência estudantil é um mecanismo que propicia o acesso ao ensino superior, entendido em perspectiva ampla, que compreende, além do ingresso, a garantia aos estudantes, sobretudo àqueles pertencentes às camadas mais pobres, de condições de permanência nos cursos, favorecendo a qualidade da formação profissional.
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