Docência universitária: de bacharel a professor nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.856Palavras-chave:
Docência universitária, Professor bacharel, Identidade profissionalResumo
Este texto é parte de uma pesquisa que analisou o aprendizado da docência de professores bacharéis dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como ocorre o aprendizado da docência de professores bacharéis nos referidos cursos? Quais seus percursos formativos e quais as contribuições da formação para o desenvolvimento da identidade profissional desses docentes? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores dos cursos citados no exercício do magistério? A análise dos dados obtidos indica que os saberes docentes são mobilizados nas próprias práticas, com prevalência dos saberes da experiência, e a identidade profissional é construída a partir das referências de docência. Nesse sentido, reafirmamos a importância de políticas institucionais de formação e desenvolvimento profissional docente que contribuam para o fortalecimento de uma pedagogia universitária que valorize o ensino de graduação e a profissionalização docente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da Silva. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COSTA, Edinilza Magalhães da. As políticas de formação dos profissionais da educação e a profissionalização docente. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.
GONÇALVES, Yara Pires. Construindo a pesquisa: razões e fundamentos. In: COIMBRA, Camila Lima et al. (org.). A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação. Curitiba: CRV, 2015. p. 13-25.
JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, 2015.
MARQUEZ, Amanda Cristina Teagno Lopes; PIMENTA, Selma Garrido. É possível formar professores sem os saberes da Pedagogia? – uma reflexão sobre docência e saberes. Metalinguagens, São Paulo, n. 3, p. 135-156, maio 2015.
MAUÉS, Olgaízes. Regulação educacional, formação e trabalho docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 44, p. 473-492, 2009.
MELO, Geovana Ferreira. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 2007. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
NEVES, Luis José. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, 2013.
PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
TORRES, Alda Roberta. A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 73-89, 2008.
STANO, Rita de Cássia M. T; FERNANDES, Sandra Faria. O currículo e suas configurações: das práticas de ensino à qualidade da Educação. In: COIMBRA, Camila Lima et al. (org.). A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação. Curitiba: CRV, 2015. p. 43-57.
VIEIRA, Regina Beatriz Bevilacqua. Educação superior no contexto nacional: políticas, tensões e desafios. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/65/o/politicas_ppgfe.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.