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ENVIRONM

T

Authors

  • Fabiana Matzenbacher Delanoy Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Volmir von Dentz Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49.946

Keywords:

educação ambiental; educação profissional e tecnológica; currículo; prática pedagógica

Abstract

O artigo analisa como a educação ambiental se faz presente nos cursos técnicos integrados do Senac de Palhoça, em Santa Catarina, considerando os projetos pedagógicos e a percepção de estudantes e professores. Trata-se de uma pesquisa descritiva de estudo de caso cujos resultados apontam que é do interesse da instituição que seus estudantes tenham consciência ambiental como cidadãos e futuros profissionais – perspectiva manifesta nos projetos pedagógicos dos cursos, na visão dos professores e, em certa medida, também na opinião dos estudantes.

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Author Biographies

Fabiana Matzenbacher Delanoy, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Graduada em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação Ambiental com ênfase em formação de professores pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 

Volmir von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vinculado à Área de Cultura Geral do campus São José. Graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Published

2024-05-02 — Updated on 2024-05-02

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How to Cite

Delanoy, F. M., & von Dentz, V. (2024). ENVIRONM: T. Senac Journal of Education and Work, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49.946

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