O ensino remoto em uma escola de aprendizagem profissional durante a pandemia: adaptações, avanços e exclusões em resposta à COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.924Palavras-chave:
Ensino remoto; ensino de emergência; COVID-19Resumo
Este trabalho pretende refletir sobre os impactos da pandemia de COVID-19 em uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac-SP). Nesse sentido, serão expostas algumas adaptações na prática pedagógica dessa escola. Tem-se como hipótese que, apesar dos avanços relacionados à mediação e ao planejamento da ação educacional remota, a pandemia expôs ainda mais as desigualdades sociodigitais dos educandos. Não obstante, as metodologias ativas vivenciadas podem ser de grande valia para um futuro educacional mais digital e inclusivo.
Downloads
Referências
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 14,2% e taxa de subutilização é de 29,0% no trimestre encerrado em janeiro de 2021. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias, 31 mar. 2021. Estatísticas Sociais. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30391-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-14-2-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-29-0-no-trimestre-encerrado-em-janeiro-de-2021. Acesso em: 31 mar. 2021.
BOA INFORMAÇÃO. Alunos da zona rural do Pernambucano acompanham aulas pelo rádio. [S. l.]: Boa informação, 19 jul. 2020. Disponível em: https://boainformacao.com.br/2020/07/alunos-da-zona-rural-do-pernambuco-acompanham-aulas-pelo-radio/. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 8 abr. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 abr, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejamento da próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, 18 mar. 2020. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020&jornal=515&pagina=39. Acesso em: 4 ago. 2022.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l.]: Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 7 abr. 2021.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez Tarcisio. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Quem são os idosos brasileiros. Boletim Especial, [s. l.], n. 1, 30 abr. 2020.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote – Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Educação pode retroceder até quatro anos devido à pandemia, aponta estudo. [S. l.]: FGV, 22 jan. 2021. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/educacao-pode-retroceder-ate-quatro-anos-devido-pandemia-aponta-estudo. Acesso em: 30 mar. 2021.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 32. ed. Porto Alegre, Mediação, 2003.
IBGE. Censo Demográfico 2010: documentação dos microdados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico%202010.html Acesso em: 02 fev. 2022.
IBGE. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: o que é. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 5 fev. 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem escolar. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MORAN, J. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Atualização do texto Tecnologias no Ensino e Aprendizagem Inovadoras do livro A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012 5ª ed, cap. 4. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf
Acesso em: 15 set. 2022.
MUÑOZ, R. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. 2020. Disponível em: https://pubdocs.worldbank.org/en/413781585870205922/pdf/POLITICAS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-DA-COVID-19-O-QUE-O-BRASIL-PODE-APRENDER-COM-O-RESTO-DO-MUNDO.pdf . Acesso em: 15 set. 2022.
OIT. Impactos en el mercado de trabajo y los ingresos en América Latina y el Caribe. [S. l.]: OIT, 2020. Nota Técnica: Panorama Laboral em tiempos de la COVID-19. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/documents/publication/wcms_749659.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 64.881, de 22 de março de 2022. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/decreto-quarentena.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
TOKARNIA, Mariana. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. Brasília, DF: Agência Brasil, 29 abr. 2020.
UNESCO. La educación superior en el siglo XXI: visión y acción. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCACIÓN SUPERIOR, 1998, París. Anais eletrônicos [...]. Unesco: Paris, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.