Indicadores de desempenho como ferramenta de alinhamento estratégico – a experiência do Senac no Paraná
Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Gratuidade, Senac, Alinhamento estratégicoResumo
Apresenta estudo de caso que se apropria dos conceitos do Balance Scorecard (BSC) aplicados nas escolas de ensino profissionalizante do Senac no Paraná mediante elaboração de indicadores de desempenho para alinhamento estratégico. A execução da diretriz estratégica de promoção social, um dos pilares da instituição, foi aferida por meio de indicadores das ações de gratuidade, sob a premissa de que sustentam a referida estratégia. Foi identificada diferença significativa no desempenho das unidades, por meio da técnica de análise de variância, apoiada por pesquisa qualitativa exploratória, junto aos gestores, que permitiu comparar o desempenho às estraté- gias adotadas na oferta de gratuidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.