Melhor que uma escola: a experiência do projeto Semear

Authors

  • Eugênia Paim

Keywords:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Abstract

Este trabalho, de perspectiva etnográfica, trata da dinâmica de um projeto "alternativo" de ensino supletivo, o Sítio Escola Projeto Semear, voltado para o atendimento de jovens das camadas populares de 13 a 18 anos, excluídos do sistema regular de ensino. Aliando educação formal, educação para o trabalho e serviços filantrópicos, o projeto atua agindo nas lacunas deixadas pelas políticas públicas. É definido pelos alunos como "um lugar melhor que uma escola", já que, além de oferecer instrução e profissionalização, constitui-se em um espaço de suporte cotidiano, que se opõe ao espaço "agitado" das comunidades de onde vem, e de reconstrução de identidade para segmentos da população cada vez mais ameaçados pela pobreza e ignorados pelo Estado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2000-04-03

How to Cite

Paim, E. (2000). Melhor que uma escola: a experiência do projeto Semear. Senac Journal of Education and Work, 26(1), 34–43. Retrieved from https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/582