Melhor que uma escola: a experiência do projeto Semear

Autores/as

  • Eugênia Paim

Palabras clave:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Resumen

Este trabalho, de perspectiva etnográfica, trata da dinâmica de um projeto "alternativo" de ensino supletivo, o Sítio Escola Projeto Semear, voltado para o atendimento de jovens das camadas populares de 13 a 18 anos, excluídos do sistema regular de ensino. Aliando educação formal, educação para o trabalho e serviços filantrópicos, o projeto atua agindo nas lacunas deixadas pelas políticas públicas. É definido pelos alunos como "um lugar melhor que uma escola", já que, além de oferecer instrução e profissionalização, constitui-se em um espaço de suporte cotidiano, que se opõe ao espaço "agitado" das comunidades de onde vem, e de reconstrução de identidade para segmentos da população cada vez mais ameaçados pela pobreza e ignorados pelo Estado.

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Publicado

2000-04-03

Cómo citar

Paim, E. (2000). Melhor que uma escola: a experiência do projeto Semear. Boletín Técnico De Senac, 26(1), 34–43. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/582

Número

Sección

Artigos