As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e suas implicações na educação profissional técnica de nível médio
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Diretrizes Curriculares, Legislação EducacionalResumo
O artigo apresenta o arcabouço legal que regulamenta os diferentes níveis e as modalidades da Educação Básica no Brasil, em especial suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica, considerada como uma modalidade transversal à Educação Básica e ao ensino superior. Descreve, ainda, as ideias-forças que orientaram a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e suas modalidades de ensino, bem como seus impactos na organização e gestão dos currículos nas escolas. A partir da perspectiva da interdisciplinaridade e da transversalidade, esclarece o autor o conceito de matriz curricular e apresenta, em primeira mão, os pontos convergentes entre as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e as da educação profissional técnica de nível médio, esta última em processo de análise e debate para aprovação pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.Downloads
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