Concepções e modelos de formação de professores: reflexões e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v44i2.530Palavras-chave:
Prática docente, Reflexão, Racionalidades, Formação de professoresResumo
Toma-se a prática docente como campo em disputa por referenciais teóricos e éticos, de modo que deve ser problematizada a fim de permitir aos sujeitos nela envolvidos refletirem sobre como sua conduta interfere no campo educacional, assim como suas escolhas implicam o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Este artigo debruça-se sobre as racionalidades técnicas, práticas e críticas na formação de docentes para propor a terceira como a mais pertinente para que os professores desenvolvam seus papéis de agentes promotores de uma reflexão social.
Downloads
Referências
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, London, v. 24, p. 249-305, 1999.
CUNHA, M. I. da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 3. 2008.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 93.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan./jun. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI, P. (Org.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. São Paulo: Record, 2001.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.
SCHON, D. The reflective practitioner: how professionals thinking action. New York: Basic Books, 1983.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.