O Proeja do IFES Campus Vitória-ES e a educação para as relações étnico-raciais: uma abordagem para além da profissionalização

Autores/as

  • Mariana Passos Ramalhete Guerra

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos - EJA, Proeja, Relações étnico-raciais

Resumen

O presente artigo se propõe a estudar as relações étnico-raciais e objetiva, basicamente, averiguar, sob o aspecto histórico, a formação do perfil dos alunos do Proeja. A pesquisa utilizou o método qualitativo, focando no Estudo de Caso para a análise dos dados, e como instrumento metodológico optou-se pela aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas aos educandos do Proeja das turmas do 2°, 5° e 8° módulos do curso de Metalurgia do Ifes campus Vitória. O objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar se a implementação do Proeja é suficiente para manter os educandos na escola, além de garantir-lhes o direito ao conhecimento e à aprendizagem da formação profissional e cidadã.

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Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Passos Ramalhete Guerra, M. (2012). O Proeja do IFES Campus Vitória-ES e a educação para as relações étnico-raciais: uma abordagem para além da profissionalização. Boletín Técnico De Senac, 38(3), 50–67. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/156