Éramos felizes e não sabíamos: uma análise da educação profissional brasileira

Autores/as

  • Ramon de Oliveira

Palabras clave:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Resumen

Procura mostrar que a recorrência a novos conceitos, como o de competência e o de empregabilidade, na educação profissional brasileira, embora seja considerada pelos Ministérios da Educação e do Trabalho como mecanismo fundamental para alcançar um modelo de desenvolvimento social sustentável e garantir uma maior equidade social, expressa, na prática, um retrocesso no campo da formação para o trabalho. A reforma da educação profissional, particularmente, no sistema de educação tecnológica, ao invés de propiciar uma maior democratização de acesso aos estudantes das camadas populares a uma educação que articule teoria e prática, retrocede historicamente e reafirma, no interior do sistema educacional, a dicotomia entre o ensino profissional e o ensino propedêutico.

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Publicado

2000-04-03

Cómo citar

de Oliveira, R. (2000). Éramos felizes e não sabíamos: uma análise da educação profissional brasileira. Boletín Técnico De Senac, 26(1), 2–11. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/579

Número

Sección

Artigos