Surfando na Sociedade da Informação e do Conhecimento: a questão das competências docentes

Autores

  • Mirian Maia do Amaral
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v34i1.279

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Cibercultura, Competências docentes, Interação professor-aluno

Resumo

O artigo ressalta o desafio de se educar na cibercultura, quando os alunos constituem o centro da ação educativa e o professor, uma das muitas fontes de informação a que eles recorrem. Este professor, para responder às demandas educacionais, precisa atualizar-se constantemente, o que implica domínio de um conjunto de saberes/ competências necessários ao exercício da docência, de modo a garantir uma atuação proficiente, capaz de enfrentar os desafios impostos por uma sociedade marcada pela incerteza, instantaneidade e rapidez das mudanças. Decorre daí a necessidade de se identificar e mapear as competências docentes, cujo repertório deve estar sintonizado com o contexto e as estratégias da instituição onde esse ator exerce suas atividades.

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Publicado

2008-04-19

Como Citar

Maia do Amaral, M., & Goulart Vilarinho, L. R. (2008). Surfando na Sociedade da Informação e do Conhecimento: a questão das competências docentes. Boletim Técnico Do Senac, 34(1), 30–41. https://doi.org/10.26849/bts.v34i1.279

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