Trabalho, conhecimento e educação: tributo a Mike Rose
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.906Palavras-chave:
Mike Rose, trabalho, conhecimento, saber do fazerResumo
Este artigo foi escrito para lembrar Mike Rose, conselheiro do BTS, falecido dia 15 de agosto de 2021. O texto apresenta informações sobre a vida do homenageado, filho de garçonete, primeiro da família a chegar à universidade. A vida de Mike, criado numa área pobre de Los Angeles, já introduz para o leitor a obra dele. Percalços na universidade e a decisão de educar os desprivilegiados explicam as elaborações acadêmicas deste professor da UCLA. Nas partes seguintes do artigo, aparecem algumas das ideias desenvolvidas por Rose acerca de educação pública, erro, redação, testes, inteligência, pobreza. O desfecho é uma entrevista em que Mike Rose fala sobre o saber dos trabalhadores. Nessa fala ele destaca alguns dos pontos do The Mind at Work: Valuing the Intelligence of the American Worker, livro em que desenvolve ideias sobre o saber do fazer numa direção que pode ajudar instituições e especialistas em educação profissional a valorizar o conhecimento em ação dos trabalhadores manuais.
Downloads
Referências
BARATO, Jarbas. O saber invisível. Revista Senac.sp, número especial comemorativo dos 60 anos do SENAC, 2006.
BARATO, Jarbas. Escola da roça: limites e inspirações. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 139-150, 2020.
BARATO, Jarbas. Educación tecnica: educación-trabajo – alternativas conceptuales y didácticas. Lima: Instituto de Pedagogía Popular, 2004.
CRAWFORD, Matthew B. Shop class as soulcraft: an inquiry into the value of work. New York: Penguin Books, 2009.
DETTMAR, Kevin. The teacher who changed how we teach writing. [S. l.]: The New Yorker, 14 Oct. 2021. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/postscript/the-teacher-who-changed-how-we-teach-writing. Acesso em: 10 nov. 2021.
ERICKSON, Ansley T. The rhetoric of choice: segregation, desegregation, and chater schools. In: KATZ. Michael B.; ROSE, Mike. Public education under siege. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2013.
NARDI, Bonnie; O’DAY, Vicky. Information ecologies: using technolgy with heart. Cambridge: The MIT Press, 1999.
NASCIMENTO, Orlando. Memórias de um professor de antigamente. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
ROSE, Mike. Mentes trabajando: una valorización de la inteligencia del trabajador. Montevideo: Cinterfor/OIT, 2016.
ROSE, Mike. De volta à escola: porque todos merecem uma segunda chance na educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
ROSE, Mike. Why school?: reclaiming education for all us. New York: The New Press, 2009.
ROSE, Mike. Lives on the boundary.New York: Penguin Books, 2005.
ROSE, Mike. O saber no trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
ROSE, Mike. The mind at work: valuing the intelligence of the American worker. New York: Viking- Penguin Books, 2004.
ROSE, Mike. Possible lives: the promise of public education in America. New York: Penguin Books, 1999.
WAITING for Superman. Dirigido por Davis Gugenheim. [S. l.]: Paramount Vintage e Participant Media, 2010.
WILIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.